O Jornal A Tribuna comunica:
Este site mudou para www.atribunaonline.com
Acesse e confira a novidade.

NOTÍCIAS

Tamanho do texto: A+ A-

Geral| Sexta-feira - 21.05.2010 // Comente

RGE disponibiliza telefone para denúncias de fraudes em ligações

A cada ano, a RGE identifica quase 10 mil ligações irregulares em sua área de concessão. As fraudes nas ligações e medições de energia elétrica, conhecidas como "gatos", estão entre as principais causas de instabilidade no fornecimento de energia na concessionária. A partir desta semana, os clientes que identificarem este tipo de situação poderão denunciar à RGE através do telefone 0800 7210721.
Somente nos últimos quatro anos - entre 2006 e 2009 - as equipes da Divisão de Perdas Comerciais da RGE autuaram 39 mil fraudes na medição de energia elétrica de unidades consumidoras da sua área de concessão. Em 4% dos casos a mesma unidade consumidora autuada reincidiu na fraude, ou seja, teve que ser autuada novamente.
O número 0800 7210721 atenderá exclusivamente denúncias de suspeitas de fraudes ou furtos de energia elétrica. A RGE conta com 60 equipes atuando de forma permanente na prevenção e combate às fraudes no consumo de energia.
As ligações irregulares dificultam o trabalho da RGE no dimensionamento da real demanda de energia, comprometendo a qualidade e a segurança do serviço prestado.
CRIMES
Vale ressaltar que a fraude e o furto de energia elétrica são crimes, previstos nos Artigos nº 171 e 155 (parágrafo 3º) do Código Penal Brasileiro, podendo acarretar prisão dos responsáveis pela sua execução e/ou dos receptadores (usuários beneficiados com a fraude/furto de energia elétrica). Com base no histórico de autuações, constata-se que os casos de fraudes/furtos de energia elétrica autuados estão distribuídos em todas as classes socais e perfis de consumidores.
"A RGE atua de forma permanente para coibir as fraudes na medição de energia e as ligações irregulares, que prejudicam a qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores regulares e geram riscos de acidentes. Por isso é importante que os consumidores denunciem à RGE os casos em que suspeitarem que esteja ocorrendo fraude e/ou furto da energia elétrica", explica João Duro Aldavez, gerente da Divisão de Perdas Comerciais da RGE.

PREJUÌZOS
Segundo dados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) as fraudes atingem 4,5% do volume total de energia gerada no país, e representam às empresas uma perda de faturamento de R$ 4 bilhões por ano.
A RGE solicita a todos os clientes que identificarem ligações clandestinas que denunciem, através do telefone 0800 7210721.
O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min. Fora destes horários, nos finais de semana, feriados ou a qualquer momento, a denúncia também poderá ser efetuada de forma anônima pelo site da RGE (www.rge-rs.com.br), clicando no banner "Gato corta essa" e indicando que a denúncia é da empresa RGE.

Últimas notícias: Notícias do Dia Notícias de Ontem Notícias da Última Semana

    NOTÍCIAS DO DIA

    Sem notícia no dia de hoje