12 dez

Construindo Sobre Pedras

Viajando pelo litoral brasileiro, ainda é possível encontrar algumas casas construídas sobre grandes pedras, praticamente a beira mar.

No entanto, por trabalhar em imobiliária em Bauru, sabemos que são poucas e apenas muito raramente, alguma delas é posta a venda.

Há uma série de problemas legais com estas construções e obviamente, hoje, não são mais permitidas.

Elas fazem parte de um passado menos preocupado com questões ambientais, ou mesmo, com uma outra questão, ainda mais abrangente: praias são públicas.

Ou pelo menos, deveriam ser, já que estas possessões antigas, provavelmente, nunca serão revogadas. comprar imoveis bauru

Assim como, provavelmente, nunca foram compradas, apenas “invadidas”. Algo que se vê com certa frequência em muitas praias interioranas do nordeste.

Ao redor de Maceió, por exemplo, há extensas faixas de praia que tem “dono”. A visitação é permitida em algumas, outras, são fechadas.

Esta situação é absurda em termos jurídicos, mas, representa muito bem o descaso com que todos nós tratamos este país.

As autoridades não se manifestam, principalmente, porque são donas de muitas destas propriedades e nós, tratamos o assunto como se não tivesse importância.

Afinal, temos mais de 8 mil quilômetros de praias, que diferença faz se alguns destes quilômetros foram tomados indevidamente?